16 de set. de 2013

Itabuna sedia Conferência Livre de Culturas Afro Brasileiras


Com a indicação do Colegiado de Culturas Afro-brasileiras do CNPC/ MinC, o GT DE CRIAÇÃO DO COLEGIADO SETORIAL DE CULTURAS AFRO BRASILEIRAS - CMPC - ITABUNA, realizou no último domingo, a Conferência Livre de Culturas Afro-brasileiras.
O evento aconteceu no Teatro Sala Zélia Lessa e contou com a participação de representantes de vários grupos de matrizes africanas dentre outros segmentos ligados a cultura Afro-brasileira.

Várias conferências Livres estão acontecendo em diversos locais até o dia 29 de Setembro para debater e propor diretrizes para a política cultural pública para as culturas aro-brasileiras. Os resultados serão cadastrados nesta plataforma até 27 de setembro, cuja sistematização vai subsidiar as ações e contribuir para o plano nacional setorial de culturas afro-brasileiras.
O tema geral da III Conferência Nacional de Cultura é “Uma política de Estado para a cultura: desafios do Sistema Nacional de Cultura”, dividido em 4 eixos temáticos:
1-IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA,
2-PRODUÇÃO SIMBÓLICA E DIVERSIDADE CULTURAL,
3-CIDADANIA E DIREITOS CULTURAIS 
4-CULTURA E DESENVOLVIMENTO.


As Conferências livres são promovidas e organizadas pelos mais variados âmbitos da sociedade civil e do poder público e ficarão sob a responsabilidade dos segmentos e entidades que as convocarem. Terão caráter de mobilização, não elegerão delegados, mas poderão contribuir com proposições para a 3ª Conferência Nacional de Cultura.
Em Itabuna, a Conferência foi coordenada por Lula Dantas que é Um dos dirigentes do Ponto de Cultura ACAI e que ao lado de Maria Lúcia (Tia Lúcia) são representantes do Colegiado Setorial de Culturas Afro-brasileiras do CNPC/MINC.
O Fórum de Cultura Itabunese esteve representado pelo presidente Ari Rodrigues, que manifestou o seu total apoio à conferência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário